Nina Lemos Blog Estudos 4 motivos para fazer o enem 2019

4 motivos para fazer o enem 2019



 

Chegando o fim do ensino médio, muitos estudantes estão preocupados em conseguir uma vaga nas universidades e começar a cursar um curso que irá definir sua carreira profissional. E essa pode ser uma decisão difícil, já que muitos têm dúvidas sobre o que querem ser. Mas mais do que definir o seu curso, existe também a necessidade conseguir essa vaga, o que atualmente é feito pelo ENEM.

Desde que passou a ser a principal porta de acesso à universidade, o Enem também se tornou um pouco temido pelos estudantes. Mas ele é uma avaliação de extrema importância e neste artigo vamos contar 4 motivos para fazer o Enem 2019 e se preparar para a prova.

 

Principal acesso a Universidade públicas

Se você quer estudar em uma faculdade federal, onde não há necessidade de pagar mensalidades, o Enem substitui as provas tradicionais de vestibular. Então você precisa realizar a prova para conseguir uma vaga em um dos cursos.

Então é preciso se preparar e estudar muito para conseguir um das melhores notas e ter acesso ao ensino público de extrema qualidade que são oferecidos pelas faculdades federais. Lembrando que com a nota do Enem é possível fazer uma faculdade federal em qualquer estado brasileiro. Então as opções são enormes.  

 

Possibilidade de bolsas

E mesmo que você não consiga uma vaga em uma Universidade Pública, com a nota do Enem é possível conseguir bolsas de estudos nas instituições privadas. O valor das bolsas pode variar de 25% a 100%, dependendo de cada instituição e suas regras. Mas quanto maior for a sua nota, mais chances de uma bolsa com maior desconto você tem.

Por isso você deve fazer o Enem 2019 para garantir a sua vaga.

 

Chance de estudar fora do Brasil

Você tem o sonho de morar fora do Brasil? E se puder fazer isso estudando em uma tradicional universidade na Europa? Pois com o Enem é possível, já que o Brasil possui convênio com instituições europeias de renome, como a Universidade de Coimbra, em Portugal.

Então se prepare para ter boas notas no Enem e conseguir uma dessas vagas para fazer a sua graduação fora do país.

 

Participação em programas do governo

Para poder ter direito a participar de programas do governo como Prouni, Sisu, Fies, o candidato precisa ter realizado a prova do Enem e utilizar a sua nota para se candidatar.

Esses programas são uma das portas para cursos superiores em universidades públicas e privadas. Então se você não fizer o enem 2019, pode não conseguir se inscrever nos programas e não garantirá uma vaga no tão sonhado curso superior.

 

Como fazer o Enem

Para fazer o Enem 2019 os candidatos devem estar no último ano do ensino médio ou já terem concluído o ensino médio. Lembrando que não existe limite de idade para a realização da prova, e mesmo quem já é formado em algum curso superior pode realizar o exame novamente.

As inscrições começam sempre em maio e ficam abertas por 1 mês, mas o quanto antes você se inscrever é melhor para evitar que ocorram imprevistos que impossibilitem de se inscrever.

Para saber mais informações busque em enem pagina do participante, que você encontra o manual do candidato, calendários de prova e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *