Nina Lemos Blog Comportamento 6 dicas para manter a casa sempre limpa!

6 dicas para manter a casa sempre limpa!



Em meio de uma vida cada vez mais corrida, cheia de compromissos e responsabilidades o dia todo e ainda com a jornada dupla – trabalho e família – sobra pouco tempo, às vezes nenhum, para manter a casa sempre limpa.

Com crianças, adultos e animais, as coisas vão ficando complicadas ao longo dos dias e quando chega o final de semana estamos com aquele ânimo zero para arrumar e limpar as coisas, não é mesmo?

O que muitas pessoas acabam esquecendo é que existem uma série de pequenas e simples atitudes que podem ajudar muito a manter a casa sempre limpa e também reduzir ao máximo o trabalho e a intensidade na hora da faxina geral – que nem vai precisar ser geral!

Vamos falar de 6 dicas para manter a casa sempre limpa e descansar mais no fim de semana!

01 – Lave o seu box durante o banho

Esse é o melhor momento para evitar que a estrutura de vidro e os revestimentos fiquem com acúmulo de gordura e resíduos de produtos. Assim que terminar o banho, gaste uns minutos jogando água morna e esfregando um produto antigordurante na faixa que fica na altura das pessoas que usam o box.

E claro: ensine e peça que os outros adultos também façam! É uma limpeza muito difícil quando deixamos acumular, e neste caso e nos outros de acúmulo de sujeira, um serviço de diarista sempre é o ideal para usar as formas mais eficientes de limpeza.

02 – Mantenha as coisas nos seus lugares

Nada melhor para evitar trabalhos de arrumação e até de limpeza adicional do que manter as coisas em seus lugares corretos.

Desta forma você não só facilita a sua vida como também evita o acúmulo de poeira em lugares indevidos – basta pensar na pilha de livros da faculdade que passam a morar na mesa de jantar.

Na hora da faxina geral, também é mais fácil repor nos lugares certos.

03 – Cobre participação de todos!

Adultos, jovens e crianças, todos devem participar, dentro das possibilidades de cada um, para ajudar a manter a casa sempre limpa e para que todos possam se beneficiar dos momentos de descanso e lazer nas noites e fins de semana.

Existe uma série de outras atitudes positivas: não deixar roupas sujas fora de cestos, fiscalizar os alimentos na geladeira e nas bancadas, e muitas outras.

Essas dicas são para uma limpeza rápida, mas uma limpeza semanal feita por um serviço de diarista é a melhor forma de manter a casa mais tempo limpa e de forma mais eficiente.

04 – Sapatos? Fiquem na porta!

Os sapatos, por mais que você os limpe nos tapetes antes de entrar em casa, sempre estarão impregnados de resíduos e microrganismos.

Usar sapatos dentro de casa é um risco considerável para a saúde, principalmente quando temos animais – que sofrem primeiro com o que fica pelo chão – e, pior dos mundos, quando usamos sofás e camas calçados.

05 – Mantenha limpas as pias

Aqui o recado é para todas as pias, e em especial claro a da cozinha. Assim que usamos uma pia, o ideal é passar água corrente para retirar resíduos sólidos, cabelos, restos de pasta de dente e produtos de beleza.

Na cozinha, é ainda mais importante para evitar acúmulo de restos de comida, que deteriorem provocando mal cheiro e são atrativos para insetos e roedores.

06 – Evite comer na cama e no sofá

Comer e beber nesses lugares sempre vai deixar resíduos e manchas que, por sua vez, podem danificar tecidos, se acumular em dobras de tecido (dos sofás) e virar colônias de férias de microrganismos.

Mais romântico é uma refeição à luz de velas naquela sua bela mesa de jantar!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *