Nina Lemos Blog Estudos Como ajudar um cônjuge desempregado a voltar para o mercado de trabalho?

Como ajudar um cônjuge desempregado a voltar para o mercado de trabalho?



O número de desempregados no Brasil atualmente se encontra alto e por isso é comum que vários conhecidos estejam fora do mercado de trabalho. Se o seu cônjuge foi demitido e você não sabe como fazer para ajudá-lo a voltar ao mercado de trabalho, saiba que existem muitas formas de ajudar.

A seguir eu separei algumas das principais formas de ajudar seu cônjuge a conseguir voltar ao mercado de trabalho, e o melhor é que muitas vezes ele poderá voltar até mesmo com salários bem melhores do que aquele que possuía. Confira a seguir!

Incentive-o a estudar

A cada dia que se passa é comum que as pessoas fiquem mais estudadas e qualificadas, por isso é fundamental que você incentive o seu cônjuge a estudar. Ele pode fazer um curso técnico, uma especialização, um curso de línguas ou até mesmo uma faculdade, pois tudo irá contribuir para que ele consiga uma boa vaga.

Caso ele tenha dificuldades de estudar, você poderá ajudar para que ele possa ficar mais motivado. Mas principalmente, você deve fazer com que ele não desista. Sempre incentive-o a continuar quando ele estiver desanimado. 

Ajude-o a encontrar um concurso público

Atualmente uma das melhores formas de conseguir um emprego estável e com boas remunerações é fazendo concurso público. Existem vários tipos de concursos e sem dúvidas você irá encontrar um que seja na área que ele goste. 

Após encontrar o concurso ideal para seu parceiro é fundamental que você incentive-o a fazer um curso para concurso, assim ele poderá aprender melhor os conteúdos que mais cai e as chances de garantir uma boa classificação são bem maiores.

Ajude-o a montar seu próprio negócio

Nem sempre é possível encontrar um emprego com facilidade e por isso talvez a melhor forma de voltar ao mercado de trabalho seja abrindo o negócio próprio. Vários tipos de negócios podem ser bastante lucrativos, e por isso é possível que seu cônjuge encontre algo que ele goste de fazer. 

Talvez uma ótima opção seja até mesmo vocês dois trabalharem juntos, assim irão conseguir formar um negócio mais consolidado e com isso irão ter ainda mais sucesso.

Ajude-o a aprender um novo idioma

O número de pessoas que falam mais de um idioma está aumentando mais a cada dia e por isso saber falar inglês atualmente não é mais um diferencial como antes, é muitas vezes um pré-requisito para várias vagas de emprego.

Se o seu parceiro não sabe falar inglês ou algum outro idioma, você deve ajudá-lo a aprender essa nova língua, assim será mais fácil para ele voltar a trabalhar e ele poderá ter até mesmo salários melhores. 

Existem muitos cursos de idiomas presenciais e online que podem ser excelentes, mas para que seu cônjuge possa fazê-los com êxito e sem desistir no meio do caminho, seu apoio será fundamental. Caso ele se recuse a iniciar o curso, comece a fazer junto com ele, assim será um grande incentivo para que ele não desista.

Com essas pequenas dicas você conseguirá ajudar seu cônjuge a voltar ao mercado de trabalho antes mesmo do que imagina. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *