Nina Lemos Blog Curiosidades Dieta low carb realmente funciona?

Dieta low carb realmente funciona?



A dieta sem carboidratos foi constituída por um médico americano a mais de cinquenta anos e desde então, vem ganhando mais seguidores a cada tempo que passa. Essa dieta é definida pela exclusão total de carboidratos.

No entanto, com o passar dos anos algumas pessoas foram adaptando essa dieta, incluindo alguns alimentos que possuem carboidratos. Daí, surgiu a dieta low carb que em inglês significa cardápio com pouco carboidrato.

Essa dieta é adotada por pessoas que desejam perder peso rapidamente e ganhar qualidade de vida. Assim, se você deseja saber mais sobre essa dieta continue lendo este artigo.

O que é dieta low carb?

A dieta low carb recomenda a diminuição do consumo de carboidratos, aumentando o consumo de alimentos ricos em proteínas e gorduras saudáveis. É uma dieta adotada por aqueles que sofrem com obesidade e que precisam perder peso rápido.

Com pouca ingestão de carboidratos o corpo consegue energia através das gorduras, sendo assim, há uma perda de peso acelerada.

Numa refeição dessa dieta, o carboidrato deixa de ser o principal nutriente em um prato, passando a ser o menor deles. E pode ser incrementada em diversas receitas até as mais famosas, como pão de queijo de frigideira low carb.

Impede o acúmulo de gordura

Essa dieta também funciona impedindo o acúmulo de gorduras ruins provenientes de açúcares ou carboidratos. Além disso, quando o corpo recebe esses alimentos, ele libera um hormônio chamado insulina, aumentando a glicose na corrente sanguínea.

Esse hormônio promove o armazenamento de gordura. Ao excluir os carboidratos das suas refeições, as insulinas não serão mais liberadas em excesso e com isso não haverá armazenamento de gordura.

Melhora a função cognitiva

Por causa da gordura sadia que se consome nessa dieta, há uma melhora na função cognitiva. Alguns tipos de gorduras boas atuam como antioxidantes e de vários precursores importantes para a região do cérebro, responsáveis pelo humor, memória e raciocínio.

O cérebro é formado por ácidos graxos e precisa constantemente de gordura boas, para exercer suas atividades de modo correto.

Diminui o açúcar

Existem algumas dietas que são permitidos o consumo de alimentos ricos em carboidratos simples e açúcares, contribuindo para que os radicais livres atuem e favorecendo ao surgimento de células cancerosas.

Essa dieta por sua vez, elimina por completo o açúcar, evitando o aparecimento de certas doenças como diabetes e o câncer. Além disso, estudos comprovam que o câncer se alimenta de açúcar. Assim, essa dieta também é eficaz no tratamento dessa doença.   

Aumenta o consumo de gordura boa

Esse certamente é um dos maiores benefícios dessa dieta. Com a diminuição de carboidratos, se aumenta a ingestão de gorduras boas, as consideradas saudáveis para o nosso organismo.

As gorduras boas além de todos os benefícios que podem trazer para a saúde, ela também ajuda a controlar o apetite, já que estimula a produção do hormônio da saciedade, deixando você saciado por mais tempo.

Favorece o equilíbrio hormonal

Essa dieta low carb também auxilia no equilíbrio da função hormonal. Ela pode ajudar no alívio e diminuição dos sintomas de algumas doenças como depressão.

Ajuda na saúde digestiva

Quanto menos açúcar melhor será a saúde digestiva do nosso corpo, uma vez que os alimentos ricos em açúcares sustentam bactérias maléficas que podem se propagar na região do intestino. Coma dieta low carb seu trato digestivo fica nutrido e diminui a proliferação de bactérias.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *