Nina Lemos Blog Curiosidades Você sabe como foi criado o Crossfit?

Você sabe como foi criado o Crossfit?



O Crossfit surgiu nos anos 90 e hoje é uma prática esportiva com milhões de adeptos no mundo todo.

Podemos dizer que mais do que adeptos, são apaixonados. Principalmente no Brasil, que é um país intimamente ligado ao culto ao corpo e a busca da saúde, com a segunda maior quantidade de academias do planeta.

Dificilmente conhecemos um praticante que não fale com muito entusiasmo deste circuito de exercícios que veio revolucionar a forma de obter o melhor condicionamento físico.

E os motivos não faltam, mesmo que o Crossfit pareça exaustivo só de olharmos. E quando vemos esta modalidade sendo largamente usada no ambiente militar, especialmente no Exército Americano e com resultados comprovados, temos a dimensão do potencial para o corpo.

Mas você sabe como foi criado o Crossfit?

Você sabe o que é o Crossfit?

É um método de treinamento físico criado com base em 3 ciclos de movimentos: os funcionais, os variados constantemente e os movimentos de alta intensidade com o objetivo de ganho do melhor condicionamento físico e força muscular em todo o corpo ao mesmo tempo e não apenas de forma localizada, como acontece nos programas de exercícios.

O programa de exercícios é inspirado nos treinamentos militares e a grande característica é a variedade deles em curto tempo: atividades de condicionamento metabólico, como o ciclismo, corrida ou remo, atividades com bolas, pesos, cordas e outros exercícios.

Quais os objetivos do Crossfit?

O Crossfit destina-se ao ganho de:

  • Resistência física
  • Força muscular
  • Potência
  • Velocidade
  • Atividade cardiorrespiratória

No Crossfit não tem rotina

Se você procura um programa de exercícios que atue simultaneamente nos diversos grupos musculares e crie os benefícios ditos acima, o Crossfit é o ideal. Mas além de tudo isso, você não terá rotina.

Esse é um aspecto muito positivo para que não gosta das repetitivas séries de musculação e de exercícios aeróbicos.

Quais os movimentos do Crossfit?

O programa se baseia em 3 tipos de movimentos:

Movimentos funcionais

São aqueles que mais se alinham com os movimentos que executamos na rotina diária. O Crossfit favorece a resistência e força de diversos grupos musculares usados nas diversas atividades, entre elas:

  • Agachamento
  • Alongamento para alcançar objetos em lugares altos
  • Arrastar objetos pesados (móveis, por exemplo)
  • Carregar pesos sem sofrimento
  • Subir e descer escadas

Movimentos de alta intensidade

São aqueles que vão promover a maior queima de calorias e melhorar a performance em todas as habilidades (potência e resistência, entre outras).

Movimentos de variação constante

São os movimentos específicos dentro do programa do Crossfit e que visam potencializar os ganhos e tornar o treino ainda mais desafiador.

Como surgiu o Crossfit?

O criador do Crossfit é o ex-ginasta Greg Glassman, entre o final dos anos 90 e início dos anos 2000.

Ele criou uma metodologia de exercícios físicos de alto impacto em, curto tempo para ser uma alternativa aos métodos tradicionais que ele considerava menos produtivos do que se poderia esperar.

Glassman chegou a treinar e implementar a metodologia na polícia de Santa Cruz, na Califórnia, e era inspirada nos circuitos de treinamentos militares americanos, tanto de condicionamento quanto de sobrevivência – e ambos tipos se mesclando no Crossfit que conhecemos hoje.

Como praticar o Crossfit?

É importante, em primeiro lugar, pesquisar as academias da sua região que oferecem o Crossfit e avaliar os programas oferecidos e se os professores têm certificação através de cursos que seguem o método de Glassman.

O Crossfit pode ser praticado por adultos de todas as idades, porém a academia deve exigir (ou providenciar) uma avaliação médica.

Além disto, se você está pensando em fazer esse nova modalidade de esporte, você vai precisar de roupas de malhar com qualidade em loja moda fitness.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *