Mulher sempre compete com mulher. Spoiler: é mentira!!!

amigas

“Eu tenho muita dificuldade de ter amiga mulher, mulher compete”. Como boa feminista sem carteira que sou, tenho vontade de chorar ou de bater quando ouço alguma menina falar isso. De chorar porque a vida pensando assim deve ser triste. E viver sem conseguir tirar a lavagem cerebral que uma sociedade machista faz na sua cabeça também. E vontade de bater, bem, porque às vezes a paciência falha. Não tenho sempre a sororidade de que vocês tanto falam.

Sou Freudiana. Então, se alguém mulher me fala que “as outras competem” eu penso que quem compete é você que fala isso. Não é assim que funciona? Então você compete com quem devia estar junto e ainda coloca a culpa nelas?, eu penso isso, mas nunca falo. Também não tenho essa paciência militante. Perdão.

Muito antes de saber que o mito de que mulher compete era uma invenção machista, eu já tinha amigas irmãs mulheres. Eu sempre tive. Sempre. Desde que me entendo por ser humano.

Fico com cara de boba quando alguém diz que tem dificuldade em ter amiga mulher porque comigo nunca, nunca foi assim. E não é. E nem será.

A maioria das minhas amigas irmãs são minhas amigas há mais de dez anos (algumas há 25 anos). Confio nelas integralmente e sei que confiam integralmente em mim. Seguramos a barra uma da outra em todos os tipos de situação. Todos. Morte, crise no trabalho, ataque de pânico, nascimento de filho, aborto. Tudo. Sempre.

E não, nunca foi difícil ter amiga mulher. Sempre foi fácil e natural. Se existe ciume e competição? Não mais do que nas relações que tenho com amigos homens. Em qualquer relação de vez em quando rola ciúme ou inveja. Mas dura cinco minutos e passa. Sempre passou.

Também trabalhei na maioria das vezes com chefes mulheres e colegas mulheres. Tive chefe chata? Tive, claro, mas isso é tipo 1%. E quem nunca teve chefe ruim? Quem nunca? Quase sempre foi ótimo trabalhar com mulheres. E ainda é. É ótimo. Sempre nos ajudamos, raramente competimos.

Por que conto essa experiência que acho que todo mundo que me conhece já sabe? Pra tentar dar um toque em quem não consegue ter amiga mulher. Provavelmente te abduzram quando você ainda era criança, mas era mais linda do que todas as outras suas colegas de escolar, e você ainda nem percebeu. E provavelmente quem compete é você.

A vida não é seriado americano de High School, aqueles onde as moças se odeiam. Ela é bem melhor.

Anúncios

2 comentários

  1. Sempre falo isso… – mas eu FALO mesmo. Quando uma mulher fala que as outras são falsas e não sei o que mando: você está falando que é falsa comigo? Ou que eu sou falsa com você?

    Não entendo mulher que fala isso. Para mim, a falsa é ela. Eu to de boa! :-)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s