Mulher surta, homem fica puto

 

diadefuria
Ele não é louco, ele só está chateado porque teve um dia difícil no trabalho

Na última vez em que fui na Marcha das Vadias em São Paulo, carreguei um cartaz onde estava escrito: “mulher surta, homem fica puto.” Essa sempre foi uma das minhas obsessões no meio de tantas injustiças a que a gente, mulher, sofre todo dia. Já devo ter escrito uns 10 textos sobre isso. E lembro que, quando fiz uma reportagem sobre o tema para a Tpm, a amiga querida Renata Leão me disse: “sabe que às vezes eu mesma me chamo de louca? Eu, sei lá, deixo minha bolsa cair no posto de gasolina. Aí viro para o moço e digo: “desculpa, eu estou louca.”

Como a Rê, quase todos os dias eu me chamo de louca. Isso é uma coisa que está completamente introjetada dentro da gente.

Também já tive chefe louca, e, apesar de ter tido muitos chefes homens (alguns instáveis e/ou agressivos) nunca tive chefe louco pelo simples fato de que nunca os chamei assim. Eles eram, sei lá, babacas, complicados, difíceis, péssimos, horríves. Mas loucos, nunca.

Tudo isso para dizer que a capa e a reportagem da Isto É onde a presidenta Dilma Roussef é chamada de louca, sem condições psicológicas de governar o país, não me surpreendeu nem um pouco.Se a gente, que está a léguas de ser importante, quando vira chefe, ganha fama de louca e mal comida, como seria diferente com a Presidenta da República?

Repudio a capa? Claro. Mas também prometo prestar mais atenção em mim mesma na hora de chamar uma mulher de louca. Eu já disse que não ia com a cara da Cristina Kirchner porque ela é louca. Porque será que eu ainda não disse isso do Macri (que eu não vou com a cara 2000 vez mais do que com a Cristina)? Porque ele é homem. Porque desequilibrada é mulher.

E o que acontece quando a gente se revolta com essas coisas todas, escreve, reclama, fica com raiva? Somos, de novo chamadas de loucas, dramáticas e histéricas.

É de enlouquecer. :-)

Anúncios

1 comentário

  1. Monique

    Nina, hoje uma bruxa veio me dizer que na Alemanha as pessoas não podem sequer tocar no celular durante o trabalho…
    Que é só no Brasil que isso acontece… Disse que whatsapp é coisa de empregada doméstica (conta até cem e volta) como faz?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s