O supermercado sem embalagem é um truque! (E outros hypes falsos de Berlim)

 

 

supermercadoBerlim, o berço da modernidade, a terra do primeiro supermercado sem embalagens do mundo! A cidade onde as pessoas vivem em clubes de música eletrônica e voltam para casa pedalando por uma ciclovia vegana. Não é bem assim. Não é nada assim! Estou aqui para acabar com as suas ilusões. Por partes

-O supermercado sem embalagem é um truque

A lenda de que Berlim tem o primeiro supermercado sem embalagem do mundo precisa ser investigada como uma das maiores propagandas enganosas que viralizaram na internet na história. Vez ou outra a notícia de que Berlim, essa cidade superior, tem o primeiro supermercado sem embalagem do mundo aparece no meu Facebook e eu penso: nãoooooo!

Queria dizer que o supermercado sem embalagem não é um supermercado nem é sem embalagem.

Assim que ele inaugurou e virou assunto mundial, dei uma passada lá para fazer uma materia para a Tpm. Agora, o “famoso” ponto  fica ao lado do meu médico. Passo pela porta sempre e… vamos lá.

O primeiro supermercado sem embalagem do mundo é na verdade uma lojinha de duas portas. É uma quitanda chique gourmet. E cara. Além de não ser um supermercado, o primeiro supermercado do mundo sem embalagem tem embalagem sim! Quem quiser pode comprar lá caixinhas ou sacolas. Basicamente, o iogurte não vem com embalagem, então, você pode levar seu potinho de casa ou comprar um potinho lá. Ninguém que more em Berlim e não seja um hipster maluco frequenta aquele lugar. Só se você for um masoquista que gosta de ser assaltado. E outra, os supermecados normais de Berlim também não têm sacola. A gente leva a sacola de casa ou compra a do mercado e paga. No mercado sem embalagem também tem sacola, só que ela é super cara. Não caiam mais nesse hype, pelo amor. É truque.

-A ciclovia vegana com horta e iluminação solar não existe (nem sabemos se vai existir)

Outra lenda que de vez em quando aparece na minha timeline e já foi publicada até por sites brasileiros sérios. Berlim logo vai ter a ciclovia mais legal do mundo em Kreuzberg! Ela vai ter quilômetros, com lojinhas no meio, hortas orgânicas, iluminação de energia solar. Uma maravilha. Mas a realidade: essa foi uma idéia de um arquiteto que fez esse desenho como “um sonho”. Não existe nenhum sinal de que isso vá virar realidade. Não tem obra, não foi aprovado, nada disso. É uma idéia. Ótima. Mas apenas uma idéia.

-Em Berlim todo mundo é super aberto, descolado e vai a festa o dia inteiro

Não, gente. Berlim é uma cidade normal. Legal porque é calma e grande e diversa. Mas aqui as pessoas vão ao trabalho, existe hora do rush e uma vida normal. Existem clubes sim. Mas não é todo mundo que vai neles (quem vai deve ser menos de 1% da população). Existe vida, sim, fora dos clubes. E muita. Tem gente que gosta de passar dois dias seguidos dentro do Berghain? Tem, mas tem gosto para tudo. E tem parque, e tem lago, e tem piscina.E tem até shopping. Infelizmente. E também tem “neguinho que só quer saber de filme em shopping.”

-Por que todo mundo pensa que Berlim é a cidade mais moderna do mundo?

Berlim é super legal. Mas não é exemplo de modernidade mundial, mas uma cidade bacana. Esse hype todo surgiu (acho) com a esperta campanha de marketing do ex prefeito Klaus Wowereit, que criou no início dos anos 2000, entre outras coisas, o slogan “Berlim é pobre, mas é sexy” e abriu a porteira pra startups e hipsters variados.

Wowereit teve que renunciar ano passado. Motivo: o escândalo de um aeroporto que não fica pronto nunca, foi planejado todo errado e já deu prejuízo de milhões. Nem o Wowereit sobrevive só de hype. Nem ninguém. E nem Berlim…

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s