Notas sobre o verão em Berlim: todo mundo enlouquece

11855871_10206037874518960_2306745969423743136_n

1-No verão em Berlim as pessoas ficam loucas. Mas não só no bom sentido. Elas enlouquecem mesmo. Alguns malucos só aparecem no verão e eu me pergunto o que eles fazem nos outros meses do ano. Muitos falam sozinhos na rua e o calor desperta alguns demónios. Aconteceu comigo: estar indo de bicicleta para a piscina do bairro e um cara vestido de preto carregando um toca fita ouvindo hard core olhar para mim e gritar: ahhhhhhhhhhhhhh! Foi um grito grutal, meio de ódio. Entendi como: “eu to odiando esse calor com as minhas calças de couro, como você se atreve a estar feliz de short!

2-O verão é uma temporada dificil para os punks. Eu entendo porque fui gotica no Rio de Janeiro na adolescência. Além de não combinar com o estilo de vida. Usar preto e couro com 30 graus é muito difícil. No verão, eles saem mais de casa. Pedem dinheiro para os turistas para comprar cerveja e gritam com pessoas que estão indo para a piscine felizes (tipo eu). Mas todo amor pelos punks de Berlim e toda solidariedade a eles no verão.

3-As meninas usam shorts muito curtos. Mas muito mesmo. Cavados. Eu demorei a ter coragem de adotar, mas hoje uso um rosa cavado e não, as pessoas não mexem na rua. Em alguns bairros até acontece. Mas se você vem do Brasil, fica chocada ao perceber que é possível pegar o metrío e atravessar toda a cidade com seus shorts minúsculos sem que ninguem mexa. Nisso Berlim é meio Rio de Janeiro. No inverno, saímos de pijamas. No verão, andamos pelados.

4-As pessoas ainda nadam peladas. Uma amiga que mora aqui a 20 anos uma vez reclamou. “Berlim não é mais a mesma. As pessoas nem ficam mais peladas nos parques como antes!”. Pode ser menos, mas ainda ficam. Você ir para o lago (Berlim tem muitos) e encontrar gente totalmente pelada tomando sol é normal. Em parques grandes da cidade, como o Tiegarten, também existem áreas de nudismo. Imagina tomar sol pelado em algum canto do Ibirapuera? Você seria preso. Não em Berlim.

5-Toda praça é uma praia. E se você resolver estender a sua canga e ficar de biquini no sol ninguém vai achar estranho. Se joga. Uma amiga outro dia lembrou que agora as pessoas fazem isso no Minhocão ou na Paulista e muitas pessoas acham ridículo. Se fosse na Europa achariam cool. Assim como acham cool fazer piquinique aqui e no Brasil acham que isso é coisa de farofeiro. Além dos piquiniques é super mania fazer churrasco mesmo no parque. Você leva a sua churrasqueira e pronto. Sim, somos todos farofeiros por aqui.

5- Qualquer lugar coloca cadeiras e mesinhas para fora Qualquer Spat (as lojinhas de conveniência, tipo os armazéns do bairro) coloca uma mesa para o lado de fora e ali as pessoas ficam até de madrugada tomando cerveja e conversando. Parece interior. É incrível.

6-Sim, o verão em Berlim é maravilhoso. E não é só porque as pessoas nadam peladas no Rio, porque qualquer praça vira praia e qualquer armazém vira bar. É porque a gente SOBREVIVEU. Imagina viver 5 meses do ano com a vida virando noite 5h da tarde. Imagina de repente só virar noite 22h. As pessoas enlouquecem. Quem não enlouqueceria?

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s