A vida era melhor antes do Facebook?

facebook

Como era a vida antes do Facebook? Nem faz tanto tempo, mas acho que eu não lembro. Quando a gente ficava com raiva de alguma notícia política o que a gente fazia? A gente telefonava para os amigos? Acho que a gente sentia menos raiva. Será? No Fora Collor não tinha Facebook. Como a gente ficava sabendo de uma manifestação? Acho que a gente lia no jornal. Como seria hoje, já que os jornais provavelmente não divulgariam todas as manifestações? Não teria? Então talvez a nossa vida tenha melhorado com o Facebook.

Como a gente sabia que as pessoas morriam? Alguém comentava. Às vezes levava meses para que a gente soubesse que a mãe de alguém que a gente conhece morreu. Ou anos. Agora, com o Facebook, todo dia morre alguém. Já morriam antes, eu sei. Mas eu acho que eu não gosto de levar na cara essas lembranças da morte todo dia. Não, não gosto. Eu detesto.

A nossa vida era melhor sem o Facebook.

Como a gente sabia que as pessoas tinham casado, se elas não alteravam o status de relacionamento porque isso nem existia? Se a gente encontrasse por acaso na rua, a pessoa nos contaria. Ou não. Talvez nem desse tempo. Eu não sei se é bom viver em um mundo onde a gente sempre sabe quem casou e quem separou, sinceramente.

A gente também sabe que os bebês nasceram, o que é fofo. E depois que eles comeram a primeira papinha, de que fruta eles gostam mais. Como a gente saberia? A gente nem saberia porque a verdade é que isso não nos importa. Mas mesmo assim lemos. E sabemos que o filho da fulana não gosta de mexerica e faz cara feia quando come. Um reality. Um reality sem fim. Os livros vão ficando ali do lado empilhados cada vez menos lidos a cada bebê que come uma papinha pela primeira vez.

Como a gente sabia que as pessoas deprimiam? Algumas talvez nos contassem, ou alguém diria que é um boato. “Fulano andou mal”. Ponto. Hoje, lemos relatos detalhados de pessoas que lutam contra a depressão (todo o meu respeito). Mas como eu também estou meio deprimida (e quem não?) acho que eu não gostaria de saber da dor de vocês assim em detalhes porque aí eu vou ficar achando que a vida é horrível e vou ter medo de ficar tão mal quanto você. E se eu achar que a vida é horrível, cheia de gente pirando e morrendo, talvez eu não saia de casa e aí eu pire mesmo.

Como a gente sabia que as pessoas tinham perdido o emprego? Se encontrasse com elas na rua, ou se alguém nos contasse. Hoje, todo dia alguém perde o emprego no Facebook. Assim como alguém morre e alguém deprime. Claro, a gente fica achando que a gente vai ser a próxima, já que estamos meio deprimidas e a crise está braba para todos.

E como estamos meio deprimidas, sentimos como um tapa na cara as fotos daqueles que estão na Toscana, felizes da vida, ricos, amados e sem risco de desemprego. Saco. E ainda tem aqueles outros que a gente conhece da vida real, sabe que está em um momento péssimo, mas por um tipo de histeria, só publica coisas maravilhosas e felizes. Ver o quanto essas pessoas são loucas definitivamente não é bom.

Os livros se acumulando não lidos. O sol brilhando lá fora e a gente perdido entre essas notícias sobre a vida dos outros.

Sinceramente, eu acho que a vida era melhor antes do Facebook. E espero, de verdade, que vocês não tomem isso como nada pessoal. Porque aí isso vai virar polêmica. E aí perderemos mais um dia de sol discutindo e deixaremos mais um livro sem ler. E aí, como a gente polemizava quando não existia Facebook?

Anúncios

3 comentários

  1. Renata Soz

    Tenho certeza que a vida era melhor. As notícias, boas ou ruins, não chegavam tão rápido, havia tempo pra viver coisas mais importantes como amigos ou amores. Hoje todo mundo quer compartilhar tudo e precisa de validação para cada ato… as pessoas se infantilizaram!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s