O novo “Gilmore Girl” e a falência do jornalismo

Vou dar o spoiler logo no inicio.  Se você não quiser saber sobre Gilmore Girls, pare de ler aqui.

 rory-crying.jpg

Decepcionada com o jornalismo? Sem saber o que fazer da vida nesse mundo em que para ser escritor nem precisa mais saber escrever (tem quem ache, eu não acredito nisso, veja bem). Você não está sozinho. Rory, uma das heroínas de “Gilmore Girls” está na mesma. E, eu juro, a temporada especial do seriado  mostra como poucas vezes vi a realidade da falência do jornalismo (e consequente crise econômica e existencial dos jornalistas #noz).

Para quem não sabe do que se trata Gilmore Girls: 1: você não sabe o que está perdendo. 2. Eu te explico. A série acabou dez anos atrás com Rory, uma ótima aluna, CDF, se formando em jornalismo em Yale e sonhando em trabalhar no New York Times como jornalista investigativa. Coitada!

A série voltou com quatro episódios que mostram como as personagens estão agora. E Rory, a jornalista, está fodida. Não podia ser mais real.

Para os jornalistas em crise (existe alguém que não esteja?) ela é a mais perfeita tradução da situação. Exemplo: ela passa parte da temporada esperando um telefonema da Conde Nest que nunca chega. Depois ela tenta trabalhar em um site que acha ridículo, um site de conteúdo péssimo. E queebra a cara de novo. Surta.

Os autores da série fugiram do risco de transformar Rory em uma campeã em tudo e deram uma mega bola dentro a mostrando como uma garota inteligente perdida em tempos de algoritmos, métricas e títulos no estilo: “Você não vai acreditar!!”

Rory não virou uma blogueira bem sucedida que posta fotos de felicidade e ganha muitos mimos no instagram (ainda bem!)! Também não virou uma Amy do “Diabo Veste Prada”, uma voguete que não pode dormir e tem que saber fazer sua própria maquiagem. AINDA BEM! Ela também não virou a repórter no NYT que ela tanto sonhava em ser. o que é uma pena. Mas é normal. Não tem mais emprego em jornal para quase ninguém.

Expectativa: New York Times

Realidade: até o site que você despreza não te quer.

Algum jornalista se identifica? Eu ouvi todos? Então, sério: vejam. É ótimo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s