Pedir desculpas por não estar arrumada. Até quando?

lacre

Outro dia gravei um vídeo e, quando fui postar, avisei, meio me desculpando, que estava “descabelada e sem make”. Sim, eu fiz isso. Eu. E só descobri o quanto estava sendo sexista comigo mesma quando uma leitora maravilhosa me alertou:: “Nina, você é um mulherão da porra, não precisa pedir desculpa por não estar maquiada.”

Nossa, obrigada! Meu deus! Como eu, eu mesma, feminista praticamente desde quando nasci, ainda peço desculpas por não estar “apresentável”? Porque, sabem como é. a gente tem que estar bonitinha, pele boa. Make. Cabelo com corte bom e com os filtros do instagram bem escolhidos para esconder nossas rugas.

Como, depois de tanto tempo, eu ainda caio nessa?

Até quando, meio que por reflexo, a gente vai achar que “tem que estar apresentável?” A gente, que não é (nem quer ser) nem bela, nem recatada e nem do lar?

Outra experiência. Uma vez gravei um video que foi um sucesso que surpreendeu a mim mesma. A reação da primeira amiga com quem falei sobre isso, empolgada, meio assustada, foi, “Muda a foto que está aparecendo, você está péssima”. Como? “E as coisas que eu disse, você gostou?” Insisti. Acho que ela não me ouviu, pois o que ficou na minha cabeça como um mantra foi “péssima, péssima, péssima,” E isso por causa de uma imagem no Facebook, ok?

Quando um  homem vai fazer o mesmo? Você já viu um escritor, ou um jornalista, pedindo desculpas por não estar penteado e arrumado para uma foto? Você acha que quando eles fazem alguma coisa que as pessoas gostam os amigos chegam para eles e falam: “olha, mas muda aquela foto porque você não está legal nela”. Não, eles batem no ombro deles e dizem: “você foi foda.P

Isso não é um manifesto contra o “se arrumar”.Mesmo.  Agora, sentir que tem que estar apresentável? Nãooooo!!!!! E eu repito e repito isso para mim mesma, Em looping. Um dia eu aprendo.

PS. Ah, e a gente também não tem que “lacrar” sempre. Mas sobre isso escrevo semana que vem.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s