Como driblar os preços altos e garantir o sustento da família?

Todos os dias os preços aumentam e para garantir o sustento da família nessa situação é preciso driblar esse aumento.

Esse problema é ainda mais grave para quem está desempregado, e essa é a situação de milhares de brasileiros, uma vez que a pandemia trouxe o desemprego como consequência. Então o que fazer para manter o sustento da família nesse cenário? Veja agora algumas dicas do que pode ser feito para economizar dinheiro.

Reduza o consumo de produtos

Em um momento em que tudo está caro, é preciso usar qualquer produto com muita consciência. Se você tinha hábitos de usar demais um determinado produto, agora passe a adotar uma medida mais econômica. Dessa forma, você evita desperdício, e por economizar o produto, você também vai economizar dinheiro.

Compre com Cashback

Muitas pessoas se endividaram com cartão de crédito e hoje estão com o nome sujo. Se esse for o seu caso, você pode escolher uma operadora de crédito que ofereça cartão de crédito para negativado.

O interessante é comprar em lojas físicas ou virtuais que oferecem Cashback, ou seja, uma parte do valor pago pela compra volta para o cliente. Há bancos que também oferecem esse benefício.

Essa é uma excelente estratégia para conseguir driblar a alta dos preços, especialmente nas compras de supermercado.  

Substitua alguns itens

A substituição também é outra alternativa para driblar a alta dos preços e conseguir manter o sustento de toda a família. Muitos produtos e serviços podem ser substituídos por outros que, na maioria das vezes, entregam o que se espera.

Reduza os gastos com energia e água

 A energia elétrica foi uma das que mais subiram de preço na conta do consumidor, por isso é muito necessário a economia desse item para ter um rendimento no fim do mês. Nessa lista também entra o consumo da água, que em alguns lugares teve um aumento absurdo.

Evite gastar água lavando calçada, na hora de tomar banho e escovar os dentes. Da mesma forma, evite o gasto de energia com ar condicionado, chuveiro elétrico e com objetos ligados diretamente na tomada.

Renegocie contratos

Alguns contratos devem ser renegociados para que o orçamento caiba no bolso. Você pode renegociar com sua operadora de telefone ou de internet. Muitas empresas estão abertas a esse tipo de negociação, para não perder o cliente nesse período difícil.  

Faça pesquisas antes de comprar

Chegamos a uma das dicas mais importantes desse texto. Fazer pesquisas antes de realizar a compra nunca foi tão importante. Por isso, antes de sair comprando no primeiro estabelecimento que entrar, tire tempo para fazer umas pesquisas em outros estabelecimentos do mesmo ramo.

Você vai ver o quanto vai economizar por não comprar no primeiro lugar que encontrar. Há estabelecimentos que vendem o mesmo produto com uma diferença de 50% a menos.

Andar de ônibus é uma alternativa

Para quem tem carro e precisa manter o sustento da família, precisa considerar o uso do ônibus ao invés de pagar uma gasolina tão cara. Há aqueles que precisam do carro para trabalhar e que não tem condições de ir de condução coletiva.

Mas se você pode abrir mão desse conforto, vai conseguir economizar um bom dinheiro no final do mês.   

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *