Como Vender Serviços De Costura!

Uma das coisas mais desafiadoras em começar qualquer negócio é divulgar a notícia.

O marketing de sua empresa com eficiência é crucial para se manter à tona, mas você administra uma empresa de costura doméstica, não uma empresa de marketing! Como você consegue o equilíbrio certo entre costura e marketing?

E se você nunca fez nenhum marketing antes, como você começou?

O marketing basicamente se resume a algumas categorias. No jargão do marketing, eles são conhecidos como os Cinco P (em inglês): Person, Product, Price, Place e Promotion e se aplicam também à venda online de serviços.

Ao criar um plano de marketing com base nesses fatores, você pode desenvolver um kit de ferramentas eficaz que permitirá que você concentre mais tempo e esforço na costura e menos na tentativa de encontrar clientes!

Person / Pessoa

Este é o mais novo acréscimo à lista de fatores de marketing (até recentemente, incluía apenas quatro P), mas é possivelmente o mais importante.

A primeira coisa que você precisa pensar ao iniciar seu negócio de costura é quem são seus clientes. Que tipo de costura você faz e quem vai comprar? Você está criando produtos acabados que venderá diretamente para seus clientes? Você vai fazer roupas personalizadas ou fazer alterações?

Talvez você só trabalhe em roupas de noiva ou roupas de criança. Seja qual for o seu tipo de costura, comece por fazer uma lista de quem pode estar interessado nela. Tente pensar fora da caixa.

Se você usa roupa de noiva, seu público principal será noivas, mas suas habilidades também podem atrair os participantes do evento, e as meninas do ensino médio que estão procurando por vestidos de baile.

Todos esses públicos-alvo serão importantes para o seu negócio, mas cada um deles é único, então seu marketing será um pouco diferente para cada um deles.

Product / Produto

Agora que você tem uma ideia para quem vai vender, é hora de descobrir os detalhes de seus produtos. Crie descrições detalhadas de seus diferentes produtos ou serviços para usar como referência quando você postar sobre eles on-line ou falar sobre eles para possíveis compradores.

Não se preocupe em usar “linguagem de marketing”. Essas descrições são exclusivas para você, para garantir que você tenha analisado todos os recursos dos seus itens. Tente olhar para eles da perspectiva de cada um dos seus diferentes públicos.

Para usar o exemplo da roupa de noiva, as noivas podem estar interessadas em ter um vestido exclusivo, enquanto os participantes do desfile podem querer vestidos que podem ser facilmente embalados e transportados.

Price / Preço

O preço é um ponto difícil para muitos empreendedores criativos. É importante que seus produtos ou serviços cubram não apenas o custo dos materiais, mas também seu tempo, viagens, equipamentos e outros aspectos do seu negócio.

A dura realidade é que, se a sua empresa não pode ter lucro, ela não é sustentável, então você precisa avaliar o preço de acordo.

Há outro aspecto ao preço que muitos profissionais de marketing negligenciam: os custos não monetários. Essas são todas as coisas que seus clientes “pagam” para fazer sua compra: tempo, viagem, esforço etc.

Pense em seus produtos da perspectiva do cliente. Quão fácil é comprar seus produtos? Por exemplo, você aceita cartões de crédito? Como está seu atendimento ao cliente? É aqui que sua empresa pode brilhar e onde seu “preço” pode ser bem baixo.

Ao atender às necessidades de seus clientes, você pode ajudar seus clientes a ver o valor real de suas habilidades de costura. Adicione essas economias de custo às descrições de seus produtos para referência.

Place / Lugar

Este conceito pode ser um pouco complicado de entender. Nesse caso, “local” não é sobre onde você anuncia seus produtos ou serviços, mas sim sobre onde seus clientes podem acessá-los.

Você está trabalhando com empresas locais para vender itens, seja por atacado ou em consignação? Você tem um site ou uma página do Facebook onde as pessoas podem comprar suas criações?

Você trabalha em sua casa ou em um estúdio onde as pessoas precisam procurar acessórios ou consultas? Entender como seus clientes podem acessar seu trabalho ajudará você a decidir a melhor forma de alcançá-los.

Se seus produtos artesanais estiverem disponíveis em uma loja local, não faça muito esforço para enviar clientes locais para seu website. Por outro lado, não faz sentido anunciar seu estúdio local para públicos distantes, mesmo que pareçam ser os clientes perfeitos.

Faça uma lista de todas as maneiras diferentes pelas quais as pessoas podem acessar seu trabalho – lembre-se, isso inclui apenas poder entrar em contato com você, especialmente se você receber comissões.

Promotion / Promoção

Agora é hora de pensar sobre as coisas que geralmente vêm à mente quando você ouve a palavra “marketing”. Esses são os anúncios em jornais e revistas, outdoors e cartões de visita, sites e postagens de mídia social.

É muito fácil ficar sobrecarregado quando você considera todas as diferentes opções disponíveis, e os custos podem aumentar rapidamente, por isso, certifique-se de usar o marketing mais eficaz para sua empresa.

A verdade é que não há mágica quando se trata de encontrar a combinação perfeita, mas a base que você estabeleceu primeiro considerando as pessoas, produtos, preços e locais da sua empresa será um bom lugar para começar.

Embora não exista uma abordagem única para encontrar o que funciona, existem algumas dicas e truques que podem lhe dar uma vantagem quando você está começando.

Um dos mais simples é ter um site que seja fácil de navegar e uma presença básica nas mídias sociais. Isso não significa que você precisa de um perfil em todas as plataformas de mídia social. Escolha um ou dois para começar e construa a partir daí quando e se fizer sentido.

Outra ferramenta poderosa é o e-mail marketing. Com uma loja tradicional de tijolo e argamassa, e até mesmo com um site, você tem que esperar que os clientes venham até você. Com o marketing por e-mail, você pode acessar seus clientes.

Existem muitas empresas que podem ajudar na criação de listas de e-mail e na geração de e-mails bonitos para que seus clientes comprem de você uma e outra vez. Muitos deles até oferecem contas gratuitas para empresas com pequenas listas de e-mail.

Em suma

Você não começou um negócio de costura para gastar todo o seu tempo em marketing, mas é uma parte importante de conquistar novos clientes.

Ao colocar um pouco de trabalho antes do tempo e trabalhar em cada um dos Cinco P, você poderá comercializar seus produtos apenas para os clientes certos, seja quem for e onde quer que eles estejam.

 

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