Os pacientes precisam procurar critérios para conseguir fazer uma boa escolha de cirurgião plástico. Com diversos profissionais atuando no mercado, tirar um tempo para planejar e conseguir pesquisar é muito importante. Muitas pessoas acabam saindo insatisfeitas com os resultados obtidos nas cirurgias e algumas escolhas ruins, trazem consequências graves.
Com um número grande pessoas que não se sentem satisfeitas, isso é possível de perceber com os cirurgiões que se dedicam apenas a reparar os erros cometidos pelo profissional que realizou o procedimento anterior. Demonstra-se assim que é muito importante ter cuidados na hora de escolher um cirurgião plástico.
Avaliando a formação do profissional
Conforme explicado pelo Cirurgião Plástico Dr. Felipe Brito, nem todos os médicos são devidamente qualificados ou apresentam experiências nos diferentes procedimentos. Um número ainda maior não é credenciado a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, sendo um bom critério para a escolha profissional.
Mesmo que não seja obrigatório o profissional ter registro no SBCP, é uma maneira bem importante de verificar a qualidade profissional. O cirurgião plástico precisa ter formação em medicina, além de residência em cirurgia geral para depois se especializar em cirurgia plástica. Com tantos anos de preparação, fica clara a diferença do profissional que passou por isso e aquele que não.
Procurar informações na internet pode contribuir bastante para saber como está a reputação do profissional, mas também não devem ser totalmente baseadas nisso. Muitos profissionais usam das redes sociais para mostrar seus procedimentos de sucesso e contam com milhares de seguidores, mas isso não demonstra qualidade.
Visto que as cirurgias plásticas não vão ser realizadas com urgência, a recomendação por parte dos médicos é realmente pensar bastante a respeito do procedimento. Por isso, não ter pressa é bem importante para garantir um bom planejamento e uma pesquisa em relação ao profissional, local e procedimentos.
Quando encontrar com um nome de algum profissional, dar uma pesquisa para verificar se ele é credenciado a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, assim como verificar a situação do registro no Conselho Regional de Medicina da sua região para depois passar a encontrar o profissional em uma consulta.
Converse com o médico
Na hora da consulta, é bem importante aproveitar o espaço para tirar todas as dúvidas, sendo possível analisar aqueles profissionais que não permitem que sejam realizadas muitas perguntas ou não são capazes de responder a tudo. Isso é um sinal para se sentir alerta em relação a falta de abertura.
Além disso, desconfiar daqueles profissionais que estão cobrando um valor muito fora do mercado, sendo bem abaixo do que outros médicos. Perguntar também onde que a clínica vai realizar o procedimento, verificando se tem todos os documentos de alvará com a prefeitura para saber se está sendo permitido o funcionamento.
O principal é na hora de encontrar um médico, conseguir se sentir confortável recebendo as informações necessárias. Ter segurança com o médico e sentir que ele está passando confiança é um passo muito importante, por isso, marcar consultas com diferentes profissionais ajuda bastante.