O brasileiro médio bebe de duas a três xícaras de café todos os dias. Por quê? Para a maioria de nós, é a cafeína – a droga psicoativa mais popular do mundo.
A cafeína do café é o que nos acorda do torpor matinal, ilumina nossas pausas no trabalho, afasta as quedas de energia do final da tarde e nos mantém acordados à noite.
Podemos amar o café pela forma como a cafeína nos faz sentir, mas o aroma rico e o sabor delicioso, na verdade, vêm de muitos outros fitoquímicos (compostos naturais de plantas) que o café contém.
A cafeína em si é insípida e inodora – e a maioria dos benefícios do café para a saúde também se aplica ao descafeinado. Aproveite ainda mais os benefícios conhecendo as melhores cafeteiras de cápsula.
Quais são os benefícios do café para a saúde?
Entre as vantagens de consumir algumas xícaras ou mais de café por dia estão um menor risco de síndrome metabólica e diabetes tipo 2, doença de Parkinson, câncer de fígado, deficiência cognitiva e doença cardíaca.
Também há boas evidências de que o café tem um efeito benéfico sobre o microbioma intestinal.
O valor do café é tão claro que as atuais Diretrizes Dietéticas afirmam que o consumo moderado (três a cinco xícaras de 240 ml por dia ou até 400 mg de cafeína por dia) pode ser incorporado a um estilo de alimentação saudável.
No entanto, tome cuidado com as bebidas elaboradas à base de café. Uma xícara de café puro tem apenas cerca de 3 calorias, mas no Starbucks, um macchiato de caramelo com leite de soja contém 34 gramas de açúcar e chega a 320 calorias.
O que há em sua xícara de café?
Vamos começar com o benefício mais óbvio do café, a cafeína.
A cafeína é um estimulante natural encontrado em mais de sessenta plantas, incluindo grãos de café, folhas de chá, nozes de cola (o condimento para colas) e os frutos de cacau usados para fazer chocolate.
A cafeína sintética, a única droga que pode ser legalmente adicionada a alimentos e bebidas, é usada em bebidas energéticas e lanches, alguns refrigerantes (Mountain Dew, por exemplo) e em alguns remédios para resfriado e analgésicos.
A cafeína acelera o sistema nervoso central, fazendo você se sentir mais acordado e dando-lhe um aumento de energia. Como funciona?
Quando você está acordado, os neurônios em seu cérebro estão ativos e produzem uma substância chamada adenosina como um subproduto do metabolismo normal.
Quando você fica cansado e desacelera, seu cérebro fica menos ativo e produz menos adenosina.
Os receptores especiais de adenosina em seu corpo percebem a desaceleração e enviam sinais dizendo para você relaxar e se preparar para dormir.
A cafeína o anima novamente, bloqueando os receptores. Eles pensam que você não está cansado porque ainda está produzindo bastante adenosina. Os receptores não enviam sinais de desaceleração e sono e você se sente mais alerta e enérgico.
Quanta cafeína há em uma xícara de café?
A quantidade de cafeína em uma xícara de café de 240 ml pode variar consideravelmente, dependendo do tipo de café, de como é torrado e de como é preparado.
É por isso que uma xícara de café de 240 ml pode conter de 95 a 200 miligramas de cafeína.
O café feito com grãos de arábica (usado em cerca de 70 por cento do café mundial) tem menos cafeína, mas fitoquímicos mais benéficos do que o café feito com grãos de robusta de sabor mais forte.