A internet chegou com a proposta de revolucionar o mercado à nível mundial, e conseguiu! Por causa dela, ter um próprio negócio se tornou real para diversas pessoas. Atualmente, de acordo com um levantamento, existem quase quinhentas mil lojas de e-commerce no país.
No entanto, por se tratar de um novo mercado, o nível de prejuízo com e-commerce ainda é bem considerável. De acordo com pesquisas, grande parte dos e-commerces fecham com apenas três meses. Outra pesquisa realizada pelo SEBRAE, divulgou que pouco mais que sessenta por cento desse mercado fecha antes de fazer um ano.
Então, se você já possui um e-commerce ou pretende criar um, e procura dicas para melhorar suas vendas, veja alguns fatores que podem ajudar neste quesito.
Invista na parte visual do site
Na criação de ecommerce é muito importante investir na parte visual do site. Ninguém vai querer entrar numa loja que tem a aparência de bagunçada e desorganizada. Da mesma forma é com a loja virtual, se o visitante ver um site muito bagunçado e confuso, ele logo vai sair e procurar outro.
É preciso ter em mente que as imagens e o layout do seu site vão dar a primeira impressão para que o visitante permaneça navegando. Deste modo, o visual do site ajuda a melhorar as vendas porque atraem as pessoas.
Avalie o comportamento dos visitantes
Outro passo para ajudar a melhorar as vendas do seu e-commerce é avaliar a forma como os visitantes se comportam. Isso é fundamental para que você ache o motivo que possa estar atrapalhando as conversões.
Para fazer essa avaliação é necessário usar algumas ferramentas exclusivas, para saber qual o ponto exato em que os visitantes perdem o interesse. Depois de identificado, você vai poder entender o comportamento dele e encaminhá-lo para onde você deseja.
Invista nas soluções de pagamentos
É essencial que você disponibilize uma área para pagamentos e que essa seja uma boa experiência para o usuário, pois do contrário, eles logo vão desistir da compra.
Por este motivo, invista em soluções que possibilitem transparência, segurança e conveniência.
Aposte em mídia paga
Para conseguir vender muito é necessário atrair mais pessoas para o seu e-commerce, e isso se consegue por meio de mídia paga.
Sabemos que a maioria das pessoas prefere como motor de busca, o Google. Mas é importante investir em outros também como o Bing. Para que essa estratégia dê certo é preciso fazer um investimento a longo prazo.
Participe dos comparadores de preços
A maioria das pessoas que procuram comprar na internet, pesquisam preços antes. Por isso, é interessante que o seu e-commerce participe desses comparadores de preço. E tenha em mente que o usuário estar atrás de preços menores, assim, você pode se sair bem se fizer uma boa oferta.
Venda através de marketplaces
Esse é um meio de venda que vem se desenvolvendo a cada dia que passa. No marketplace, as grandes lojas comercializam também os produtos de outras lojas.
E quando você se associa a esse modelo, seu produto será exibido em um canal que recebe milhares de visitas todos os dias. Assim, as chances de aumentar as vendas são bem maiores.
Aposte em SEO
Esse vai ser um dos motivos pelo qual sua loja vai melhorar na questão de vendas. Aplicar SEO em seu e-commerce vai ajudá-lo a aparecer na primeira página dos motores de busca. Porém, é preciso de muita dedicação e os resultados surgem depois de alguns meses.